Por onde começar

O livro de hoje explica uma série de conceitos, apresenta dificuldades, grandes erros de iniciantes e desmitifica alguns conselhos que levam ao fracasso. Após estas explanações o foco é em explicar os diferentes tipos de produtos financeiros presentes no mercado. A segunda parte me serviu de base para pesquisas e ao reler afirmou ainda mais estes conceitos. Para quem inicia a busca pelo conhecimento de investimentos, este livro pode ser considerado a ponta do iceberg!

Inicialmente é preciso entender que quanto mais você tem mais você ganha. Porque devo entender isto? Pois isto justifica o quão difícil é o começo de uma carteira de investimentos, com pouco capital sem opções atrativas e o retorno encontrado é baixo. Mas é a partir deste começo que o pouco vai criando forma, afinal investir é um produto, não uma soma. Importante saber que o primeiro passo é se informar sobre o investimento, afinal é o seu dinheiro que esta em jogo. Eu não entrego meu dinheiro a estranhos, logo não irei investir em uma empresa que não conheço. Esta atitude auxilia a administrar os riscos nos investimentos. Lembrando que quanto mais envolvido com mercado, menores serão suas surpresas.

No livro ainda é recomendado atenção em relação ao comportamento dos investidores, como a atenção para a ganância, ingenuidade, otimismo ou excesso de confiança (vejo isto nos jogos de poker, quando emoção pelo dinheiro faz o jogador esquecer a técnica do jogo e as probabilidades), e sugere que se tenha gosto pelo que esta fazendo, perseverança e objetivos definidos. Discorre ainda sobre o investimento ideal, afirmando que o investimento ideal é aquele que se encaixa em suas necessidades. Cada vida é única, de nada adianta dizer que tal ação, ou tal fundo é o melhor, cada um tem seu objetivo, seu prazo, sua tolerância a risco e seu conhecimento sobre o que quer investir e isto que da graça ao mercado. Outra recomendação genial do livro é a regra dos 80, onde 80-sua idade representa o percentual de renda variável da sua carteira, tomando como principio que o individuo quanto mais novo mais tempo terá para recuperar perdas e quanto mais o tempo passa maior a tendência de aumentar seus gastos.

A segunda parte do livro é focada no que investir, explica sobre renda fixa, títulos públicos, CDBs, Letras de Crédito, ações (corretoras, diversificações, tipos, estratégias), fundos, previdência privada, imóveis, leilões e muitas outras oportunidades. Não irei explanar muito sobre esta parte, pois ela é mais técnica, e como disse no inicio, exigiu um pouco mais de conhecimento. Mas o que foi transmitido serviu de grande motivação para aprofundar no assunto.

Recomendo a leitura, todo livro que li do Gustavo Cerbasi se destaca por ser uma leitura simples e dinâmica, onde grandes conceitos são facilmente compreensíveis.

Livro: Investimentos inteligentes (Gustavo Cerbasi) - Sextante, 2013. 256 páginas.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!