O que é empreender?

Muito se diz sobre empreender, empreendedorismo, negócios e as possibilidades de crescimento que estas palavras trazem. Mas com sinceridade, você sabe o que é? Abaixo temos uma definição do que é empreender:

"Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração."

Dicionário
Dicionário

Vamos aprofundar um pouco na definição. Primeiro empreender é a atitude, a vontade de mudar algo, a crença que conseguira gerar valor no seu ideal. Esta atitude leva a ações, e não fica só no "mundo das idéias", é criar o que se espera. Esta criação reflete no desenvolvimento de inovações e na dinamização do produto, almejando a eficiência e a eficácia do negócio.

Qual o perfil do empreendedor?
Qual o perfil do empreendedor?


Como deve ter percebido a definição de empreender remete diretamente a figura do empreendedor. E o que determina que uma pessoa tenha perfil de empreendedor ou não? Nada! Qualquer pessoa é capaz de aproveitar suas habilidades e desenvolver suas fraquezas de forma que alcance seus objetivos. Então, quais competências devem ser trabalhadas? Abaixo deixarei as que eu julgo mais importante:

  • Autonomia (pró-atividade): esta é a que julgo mais importante. O ato de não precisar receber ordens o tempo todo para fazer o que acha certo. Capacidade de assumir a responsabilidade pelas decisões e a liberdade de construir seu próprio caminho.
  • Perseverança: toda pessoa que assumi responsabilidade sobre algo esta sujeito a falhas e criticas. Uma certeza sobre empresas é que todo planejamento pode dar errado! Se a cada acontecimento inesperado você se desesperar e desmotivar de seu objetivo nunca alcançará nada.
  • Inovador: "Se o sucesso fosse comum ninguém seria famoso." Inovar está diretamente ligado ao empreendedor, criar um novo produto, serviço, uma nova forma de vender, automatizar um processo. O empreendedor tem que ter sempre em mente que algo pode ser refeito de maneira mais eficiente.

Se você deseja entrar neste mercado tenho obrigação de informar que nem tudo é um oceano de rosas e riquezas, principalmente no Brasil. Esteja pronto para enfrentar uma série de desafios.

Os mais comuns são a alta complexidade do serviço burocrático brasileiro (o blog versará sobre isto em breve), lidar com colaboradores e fornecedores que nem sempre estarão de bom humor, aprender que o mercado oscila e sua renda acompanhará esta oscilação, que os números podem ser bem complicados (controle financeiro, fluxo de caixa, contabilidade, crédito e juros) e, o pior de todos os desafios, enfrentar o "jeitinho brasileiro" (infelizmente ainda temos uma cultura de que se você enganar o empresário você esta ganhando mais, então sempre terá que ter atenção de todos os lados).

Jeitinho brasileiro
Jeitinho brasileiro

Sei que é difícil, chega a parecer impossível ser empreendedor no Brasil, mas aqui é a terra das oportunidades. Muito ainda pode e deve ser feito aqui. Lembre-se "a crise é um mar de oportunidades" e o risco é proporcional ao seu conhecimento. Estude, aprofunde no assunto, busque o Sebrae de sua cidade (eles realmente desejam ajudar) e continue no blog que terá muito mais informações te direcionando nesta jornada.

Abaixo deixarei alguns links para aprofundar seu conhecimento:

Queda, após queda, desafio após desafio eu me fortaleço e me torno resiliente.


Se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco!