O que é economia?

Hoje colocarei em pauta o lado mais cientifico das finanças e comportamento humano. Espero com isto atingir quem tem interesse em aprofundar o conhecimento de como os acontecimentos globais e tendências de mercado afetam seu bolso para entender como economistas tentam prever o futuro.


Economista, pela origem do termo, pode ser entendida como "aquele que administra um lar". Pode parecer estranho, mas os princípios que um pai de família utiliza para administrar um lar são os mesmo que grandes empresários utilizam em grandes empresas e políticos utilizam para administrar nações. Atualmente podemos conceituar a ciência como o "estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos" (escassez é a não possibilidade de produzir todos os bens e serviços que deseja).

Trarei agora os 10 princípios da economia (que o grande autor Gregory Mankiw expõe em seu livro "Introdução a economia").

Para explicar eles quero deixar a seguinte situação:

Um individuo deseja aumentar sua renda mensal.

Princípios:

1º As pessoas enfrentam tradeoffs:

Toda tomada de decisão exige escolher um objetivo em detrimento de outro (isto é um tradeoff). O conhecimento dos tradeoffs em nosso dia-a-dia garante que tomaremos boas decisões, pois saberemos as opções que estão disponíveis.

Tradeoff: devo estudar para tentar um salário maior?

2º O custo de alguma coisa é aquilo que você desiste para obtê-la: 

Estando em um tradeoff aquilo que desistimos é chamado de custo de oportunidade.

Exemplo:

  • Custo de oportunidade ao estudar: horas de descanso, lazer com amigos, trabalho no período das aulas.
  • Custo de não estudar: trabalhos com salários menores e mais horas de trabalho para ganhar mais, mensalidade do curso e gastos com materiais.

3º As pessoas racionais pensam na margem:

Pensar na margem é executar uma ação quando os benefícios marginais ultrapassam os custos marginais. Como assim? Analise todos os custos envolvidos positivamente e negativamente.

O custo da mensalidade da faculdade pode ser reduzido com uma bolsa, se tiver que trabalhar em seu descanso não terá tanto tempo assim para descansar.

4º As pessoas reagem a incentivos:

Temos que entender que toda atitude tomada gera uma série de conseqüências, diretamente e indiretamente.

Se você quer um salário maior em um cargo publico que hoje exige ensino médio cursar nível superior pode atrapalhar o foco no conteúdo do edital. Sabendo que cargos de nível superior costumam serem melhores remunerados compensa cursar faculdade antes de prestar o concurso.

5º O comércio é bom para todos:

Uma das grandes características de um comércio é que permite se especializar na atividade que são melhores e permite comprar uma maior variedade de bens e serviços a um custo menor.

Podemos ver a importância do comércio no numero de instituições que oferecem o curso, quanto mais instituições tiverem mais competitivo será o preço, a oferta de bolsas e a disponibilidades de diferenciais para os estudantes.

6º Os mercados são geralmente uma boa maneira de organizar atividade econômica:

Nossa nação funciona com economia de mercado, onde aloca recursos por meio das decisões descentralizadas de muitas empresas e famílias quando elas interagem nos mercados de bens e serviços.

Se o governo atuar de forma que todas as faculdades tivessem o mesmo preço, assim quem tem acesso terá o mesmo serviço e quem não tem acesso ao preço que o governo estipular não irá estudar.

7º As vezes o governo pode melhorar os resultados do mercado: 

Este principio tange a característica de prestar assistência aos cidadãos. Oferecer bolsas de estudos para famílias de baixa renda ele incentiva a nação a estudar e aumenta os recursos das instituições para garantir melhores serviços.

8º O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços:

Este é um principio chave, pois a produtividade é o determinante principal do padrão de vida, o resto é secundário. Temos que entender que produtividade é a quantidade de bens e serviços que um trabalhador pode produzir por hora de trabalho, quanto mais especialista formos em nosso trabalho mais iremos produzir em menos tempo, com isto iremos aumentar nosso lucro e nos propiciara melhor padrão de vida.

Considerando que a aprovação na disciplina é igual para todos os alunos, se consigo cursar 3 disciplinas por semestre e outro aluno consegue cursar 6 disciplinas por semestre o segundo aluno é mais produtivo, logo ele irá concluir o curso mais rápido e terá atingido o padrão de vida desejado antes (não estou afirmando que é melhor ou pior apenas expondo a produtividade).

9º Os preços sobem quando o governo emite moeda demais: 

Aqui temos a definição de inflação que é um aumento generalizado dos preços. Quanto mais moeda tiver em circulação menor vai ser o seu valor.


Isto explica o reajuste anual no preço de mensalidade do curso.

10º A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego:

Quando temos mais pessoas empregadas temos que colocar mais dinheiro em circulação, com isto irá subir a inflação, isto ocorre pelas flutuações da atividade econômica.

Tendo mais pessoas empregadas na faculdade aumenta o custo do curso, para manter o preço a instituição pode demitir funcionários para abaixar o custo.


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!   

Já recebeu nossa planilha exclusiva para controlar seu orçamento?

Hoje colocarei em pauta o lado mais cientifico das finanças e comportamento humano. Espero com isto atingir quem tem interesse em aprofundar o conhecimento de como os acontecimentos globais e tendências de mercado afetam seu bolso para entender como economistas tentam prever o futuro.