Como escolher sua corretora

Home Office
Home Office

Ter conta em uma corretora é o primeiro passo para qualquer pessoa que queira se tornar um investidor, pois ela é a porta de acesso a investimentos em renda fixa, renda variável e até mesmo tesouro direto. A primeira pergunta sobre o assunto é: o que devo saber para escolher uma corretora? E esta pergunta é realmente difícil, pois existem muitas corretoras no mercado com serviços semelhantes e taxas distintas. A complexidade da pergunta levanta uma pergunta-resposta: "porque escolher somente uma?" Muitas corretoras não cobram para criar a conta e o processo é todo online, logo não se prenda em apenas uma, crie em diversas, para receber notícias, relatórios, analisar taxas e comparar produtos oferecidos. Para escolher a principal alguns tópicos podem ser decisivos.

  1. Custos: Como todo investimento se trata de obtenção do lucro quanto menor seu custo maior será o lucro. Por isso cresce de importância avaliar os preços de corretagem e suas taxas. E com alguns minutos de pesquisa irá perceber que as taxas oscilam bastante. Algumas taxas a serem analisadas são: Taxa de corretagem, taxa de custódia mensal, taxa para tesouro direto, home broker e taxa de saque. Estas serão explicadas a medida que os produtos financeiros forem expostos.

  2. Serviços ofertados: aqui se inclui os serviços de atendimento. Uma boa dica é mandar e-mail, ligar e tentar o atendimento via chat para ver se realmente funciona. Outro serviço importante é o home broker, pois a partir dele que irá operar no mercado de ações, e se este é seu objetivo será bom ter uma ferramenta funcional e simples de operar.

  3. Aprendizado: corretoras fornecem relatórios do mercado e possuem um setor educacional. A partir deles você consegue ter mais confiança para investir, aprende mais sobre o funcionamento de uma corretora, seus serviços e principalmente aprende sobre o mercado. Por isto verifique qual corretora oferece mais cursos para clientes, qualidade dos relatórios e a facilidade de compreensão destes.