Começando na Bolsa!

O que é B3? O que são ações?

Hoje quero demonstrar a ponta de um iceberg chamado Bolsa de valores! Primeiramente entender o que é, de onde veio e como funciona. Para entender da regulamentação que ampara os investimentos, quem regula e quem coordena, basta acessar nosso artigo sobre SFN.

Bovespa
Bovespa

Antigamente para comprar uma ação o investidor tinha que telefonar para corretora e esta transmitiria a ordem para a "antiga bolsa". Lá diversas pessoas estariam gritando, gesticulando e tentando fechar novos negócios. Hoje, graças a tecnologia, a bolsa de valores se modernizou e todo o sistema ficou integrado pela internet. Propiciando mais transparência e organização nas negociações.

Bolsa de valores nada mais é que um mercado virtual, onde os poupadores encontram os tomadores para negociar ações de empresas com capital aberto (que possuem acionistas) tendo liquidez quase que imediata. Atualmente a nossa bolsa no Brasil é chamada de B3, que é a união da BM&F (que negocia contratos futuros), Bovespa (que é a bolsa de valores) e Balcão. Esta ultima atualização ainda integrou dois órgãos reguladores a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Logo da B3
Logo da B3

Como ter acesso? Através do homebroker de sua corretora. Com ele você consegue emitir ordens, ver o volume de negociações, acompanhar a cotação da empresa e diversas outras funcionalidades.

Ok, entendi o que é B3 e bolsa de valores, mas o que é uma ação? 

Para entender o que é uma ação, imagine que uma empresa é uma pizza grande cheia de fatias. Cada fatia representa uma ação da empresa, logo se você compra uma ação, você se torna dono de parte desta pizza (empresa).

De novo em pizza
De novo em pizza


Cada empresa possuí sua ação específica, se você já pesquisou sobre o assunto viu que a ação da empresa tem 4 letras representando seu nome e um número. (Exemplo PETR4). Este número especifica se a empresa é ordinária (onde o acionista tem direito a voto nas assembleias) ou preferencial (prioridades na distribuição dos dividendos). Como escolher? Analise no book do Homebroker qual tem maior volume de negociação, tendo assim maior liquidez.

E como eu ganho dinheiro com ações?

Para se ganhar dinheiro com ações existem três formas:

  1. Comprar barato e vender caro: Esta opção considera a valorização do ativo ao longo do tempo, e deve ser considerada para quem tem interesse de curto prazo.
  2. Dividendos: São distribuições do lucro aos acionistas. Nossa recomendação é que considere os dividendos como uma nova forma de comprar novas ações de longo prazo.
  3. Juros sobre Capital Próprio: que é uma forma de distribuição dos lucros com menor incidência de imposto de renda.

Espero ter conseguido esclarecer o que é a bolsa de valores e o que é uma ação. Em breve deixarei novos conteúdos sobre o assunto para aprofundarmos neste assunto.

Abaixo deixarei algumas sugestões de leitura sobre este assunto que recomendo a todos!

"Para entender um discurso é necessário entender os termos e definições deste." 

Bons estudos e bons investimentos! 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!  

Já recebeu nossa planilha exclusiva para controlar seu orçamento?

Hoje quero demonstrar a ponta de um iceberg chamado Bolsa de valores! Primeiramente entender o que é, de onde veio e como funciona. Para entender da regulamentação que ampara os investimentos, quem regula e quem coordena, basta acessar nosso artigo sobre SFN.