Análise Fundamentalista

Voltando nosso assunto sobre ações, vou explicar o que é a tão complexa análise fundamentalista! Para entender um pouco melhor recomendo que leia nosso artigo sobre o que são ações.

Análise fundamentalista é um estudo de toda informação disponível sobre uma determinada empresa, com a finalidade de obter seu verdadeiro valor e formular uma decisão de compra ou venda.

Como pode ver não é algo que encontrará uma resposta simples e pronta do tipo "fique rico com essa ação", se trata de um estudo analítico do desempenho da empresa e da situação geral da economia.

Para formular o estudo as fontes de referência devem ser:

  • Demonstrações financeiras passadas e informações relevantes das demonstrações contábeis (como DRE, Balanço Patrimonial,...);
  • Situação atual da economia e estimativa futura (como projeção do PIB, inflação, taxa de juros,...);
  • Grau de confiança do investidor (cenário político, inflação,...)

Esta análise é a base da estratégia Buy and Hold para saber mais conheça nosso artigo sobre o assunto.

A partir deste estudo é possível obter alguns indicadores que servem de comparação:

  • Preço / Lucro (P/L): mede a atratividade do preço da ação, se está baixa a ação esta barata.
  • Preço / Valor Patrimonial (P/VP): indica quanto um acionista concorda em pagar pelo patrimônio líquido da empresa, quanto menor mais atrativa a empresa.
  • Valor da empresa / EBTIDA (EV/EBTIDA): relaciona a capitalização da empresa e o valor da receita líquida de vendas. (EBTIDA é o lucro antes dos juros, depreciação, amortização).

Caso ainda esteja muito perdido em como começar a investir, por onde e qual investimento colocar seu dinheiro primeiro, recomendo nosso E-book Caminhos do investidor. Nele demonstramos um direcionamento para quem nunca investiu em nada começar a trilhar seu caminho para liberdade financeira. Confere lá!

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco!   

Já recebeu nossa planilha exclusiva para controlar seu orçamento?

Hoje quero demonstrar a ponta de um iceberg chamado Bolsa de valores! Primeiramente entender o que é, de onde veio e como funciona. Para entender da regulamentação que ampara os investimentos, quem regula e quem coordena, basta acessar nosso artigo sobre SFN.